quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Adiamento da Etapa TRAIL

Fortes chuvas sobre o Estado do Rio de Janeiro provoca 
adiamento da Etapa TRAIL do projeto

As chuvas que deixaram várias cidades do Estado do Rio de Janeiro em estado de alerta, como foi o caso de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, forçaram a decisão da organização do evento a adiar a realização da etapa TRAIL, chamada de Trilha das Bananeiras, na data proposta de 01 de dezembro. Nova data será marcada e avisada aos interessados.
De acordo com Magalhães, coordenador da Defesa Civil na Serra Macaense, "nessa terça-feira, caíram 169mm de chuva. A média para este mês é alta, de aproximadamente 80mm. Ou seja, quase o dobro da média em apenas 1 dia. Certamente as trilhas criaram cavas de água e acumularam folhagens que em nada ajudam a realização do evento". 


Após reunião na Defesa Civil, a organização procedeu uma vistoria em várias partes da trilha, próximas aos pontos onde os participantes encontram com o comboio de carros.
Ainda que um dos canais de previsão de tempo indicasse melhoria das condições atmosféricas em Glcério para essa 4ª feira, 27, a chuva caiu todo o tempo que o percurso foi analisado.
"Ainda que Macaé esteja com sol, em Glicério pode chover e forte. Só o contrário é que não acontece", confirmou uma moradora do local.
De acordo com Tiago Guedes, um dos organizadores e morador de Glicério, "as trilhas podem demorar até 1 semana pra secar. Vamos procurar uma nova data, ideal para todos, para que possa ser uma pedalada que permaneça com o propósito do projeto".

Um pedal para todos
A proposta do projeto do Macaé MTB Cup dentro da Etapa TRAIL é que seja um evento em que iniciantes que estão querendo lançar um desafio pessoal possam participar.
Com as fortes chuvas e indicação de mais precipitação para os dias seguintes, as trilhas só poderão ser percorridas por pessoas com bastante experiência no MTB, retirando a base do projeto.
"Se queremos incentivar, com as condições que vimos em alguns trechos, os iniciantes que estão buscando o nível médio vão empurrar na subida e na descida. Queremos que seja desafiador. Não queremos que seja impossível", destaca Eduardo Almeida, um dos organizadores. "Não é uma prova de ranking, onde atletas dependem de pontos e podemos excluir categorias de iniciantes em condições adversas. Trata-se de um projeto sério para colocar lado-a-lado entusiastas e atletas para que possam se integrar. Estamos vendo vários eventos sendo cancelados pelo Estado por conta das fortes chuvas, certamente por opção de segurança. Diante disso, uma nova data é uma saída ideal para todos. Segurança acima de tudo!".

Nova data
De acordo com Paulo Lopes, em virtude das atividades de fim de ano, a nova data será para o final do mês de janeiro em diante. Nesse tempo, novas inspeções serão realizadas.

Permanência dos apoiadores
A Prefeitura de Macaé, através da FESPORTUR, reafirmou a permanência no projeto para nova data futura.
"Podem ter certeza que sempre serão apoiados por nós, pois sabem as decisões corretas a serem tomadas. Nossa relação é de confiança", comentou André Cortes.

Previsão
De acordo com 3 canais de previsão do tempo, até o final da tarde do dia 27, todos indicam chuvas para o final se semana, que poderia agravar ainda mais a situação.
Veja em:
http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/304/macae-rj
http://www.weather.com/weather/5-day/Macae+BRRJ0729:1:BR
http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=426&sty=m_menu

Fotos da inspeção em:
https://www.facebook.com/ecamix/media_set?set=a.562346707169603.1073741844.100001828373295&type=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário